quarta-feira, 6 de maio de 2009

OS MICRORGANISMOS

MICRORGANISMOS

São todos aqueles seres vivos constituídos ou não de uma única célula (bactérias, protozoários, vírus, fungos) que habitam os mais deferentes tipos de ambientes, ou seja, estão por todos os lugares. Porem não conseguimos enxergá-los devido ao seu tamanho microscópico.

Nem todos são prejudiciais, muitos deles desempenham funções fundamentais para a manutenção da vida dos seres vivos como:
 Decomposição de matéria orgânica ( tudo aquilo que é ou já foi ser vivo, ou partes deles) para devolver os sais minerais ao ambiente
 Produção de oxigênio através de Cianobactérias ou algas protistas
 Alimentação de outros seres vivos

Para evitarmos o contato com esses indivíduos devemos tomar alguns cuidados importantes com a higiene.
 Lavar as mãos antes de consumir alimentos ou levar objetos a boca
 Proteger ferimentos, utilizando para isso utilizando curativos
 Preparar os alimentos de forma correta
 Não consumir alimentos com cheiro ou gosto estranho
 Utilizar preservativos (camisinha) nas relações sexuais
 Não utilizar objetos descartáveis de outras pessoas ou mais de uma vez

De certa forma é errado dizer que esses organismos fazem mal ao homem, na verdade esses organismos estão lutando pela própria sobrevivência, temos que lembrar que nosso organismo possui defesa ou cria defesa contra alguns deles, e se ficamos doentes ou até mesmo somos levados a morte é porque sofremos o processo de seleção natural, ou seja não estamos adaptados a viver nesse ou naquele ambiente.

IMAGEM DO DESERTO VERDE

DESERTO VERDE?

O que é afinal o "deserto verde?
A expressão deserto verde é utilizada pelos ambientalistas para designar a monocultura de Vegetais considerados exóticos em grandes extensões de terra para a produção de celulose, devido aos efeitos que esta monocultura causa ao meio ambiente. As árvores mais utilizadas para este cultivo são sobretudo o Eucalipto, Pínus e Acácia, Soja.

Voltado para exportação, principalmente para indústria de papel e celulose, o deserto verde vem crescendo a partir da produção principalmente de eucaliptos e de soja e tem se expandido por diversas regiões do Brasil. Como está acontecendo na metade sul do RS.

Com relação ao eucalipto, atualmente 100% da produção de papel e celulose no Brasil emprega matéria-prima de áreas de reflorestamento, sendo de eucalipto (65%) e pinus (31%). Sendo que poderia haver maiores investimentos e incentivos a reciclagem de papel afim de reduzir o as áreas de plantios dessas monoculturas.


Os prejuízos desses tipos de culturas para o meio ambiente são incalculáveis, como no caso de Eucalipto que cada árvore consome em média 30 litros de água por dia, sem contar que suas raízes perfuram os lençóis freáticos podendo comprometer o abastecimento de água em algumas regiões.

Outro indício da devastação e do desequilíbrio ambiental causados pelo plantio de eucalipto é o assoreamento dos rios, hoje praticamente secos, uma vez que a espécie consome muita água. A falta d'água não aflige só os animais, como também impede a produção de qualquer tipo de alimento. O amendoim cresce raquítico, o feijão não se desenvolve, o milho não nasce, deixando claro que a improdutividade da terra generalizou-se para além das áreas onde estão as plantações de eucalipto.

O plantio de eucalipto em locais de baixa umidade chegou a secar poços artesianos com até 30 metros de profundidade, deixando a população local sem água. O eucalipto tem alto consumo de água, pois tem uma grande evapotranspiração, podendo ressecar o solo, secar olhos d’água, baixar o lençol freático, secar banhados, diminuir a água dos pequenos córregos e riachos, etc.

As fábricas de celulose são também grandes consumidoras de água, com uso de muitos produtos químicos para o branqueamento da celulose, tendo sempre presente o risco de acidentes ambientais.

Outro impacto ambiental causado pelo monocultivo do eucalipto é a redução da biodiversidade da flora e da fauna. O eucalipto causa também a degradação da fertilidade dos solos, exigindo grandes investimentos de recuperação posterior à colheita e compactação pelo uso de máquinas pesadas.

Diante de todos esses problemas fica a pergunta, será que é interessante incentivar a população a investir nesses tipos de culturas? Poderemos ter uma falsa impressão de riqueza no inicio mas estamos colocando fora o verdadeiro tesouro como a água e a estabilidade de nossa biodiversidade que poderíamos nos orgulhar e usufruir daqui alguns anos.

Volta a chover no estado do RS

Algumas regiões como no a noroeste e sul do estado do RS que sofriam com a estiagem voltaram a receber chuva no dia de hoje 05/05. Embora seja pouca chuva a esperança por frentes frias que tragam a chuva para os estado são bastante grandes.
Os prejuizos com a lavoura e com a produção do leite são incalculáveis,isso fará com que os preços desses produtos aumentem nas prateleiras.
Paga-se o preço de não ter o devido cuidado com o meio ambiente, que convenhamos, vem sofrendo muito ao longo do tempo é impacto ambiental pra todo o lado.

Dia 30/05/09 O foco será o Meio Ambinete

Nesse dia na Escola estadual de Ensino Médio Senador Salgado Filho de Alvorada RS haverá uma grande gincana em favor do Meio Ambiente.
O Instituto Unibanco Através do Projeto Jovem de Futuro irá envolver as escolas participantes do projeto em uma grandiosa gincana, e quem ganha é o meio ambiente.

Participe, convide seus familiares, amigos, vizinhos

Haverá Palestras com temas relevantes sobre o Meio Ambiente.

Água
Puluição
saneamento Básico
Orientaçõa sobre o uso de métodos contraceptivos
Shows Musicais
Passeio Ciclistico

Aumenta a procura por vacinas contra a febre amarela no estado do RS

O que é febre amarela?
A febre amarela é uma doença grave causada por um virus, de alta letalidade e pode ser evitada com uma dose de vacina eficaz, que protege durante 10 anos, devendo ser aplicada 10 dias antes da viagem.

Nos últimos anos tem ocorrido surto de febre amarela silvestre e a ocorrência de epizootias (mortes de macacos) em algumas áreas do Brasil, inclusive em áreas de ecoturismo, e isto tem preocupado as autoridades sanitárias brasileiras quanto à sua expansão para todo o território, já que desde 1942 não tivemos mais ocorrência de febre amarela urbana.
Vacina contra febre amarela
A vacinação contra febre amarela tem sido uma exigência para os viajantes que se deslocam para áreas infectadas pelo Aedes aegypti e pode evitar essa grave doença. Uma pessoa somente estará imunizada contra febre amarela, se vacinada no prazo mínimo de 10 dias antes da viagem, no caso de primeira vacinação. Pessoas já vacinadas precisam apenas de um reforço e a imunidade ,é considerada imediata , a Vacina gratuita e distribuída à postos de saúde onde há ocorrência da doença demais regiões verificar postos de vacinação do seu município.