segunda-feira, 20 de julho de 2009

40 Anos do Contato do Homem Com a Poeira Lunar


Dia 20/07/1969 Há 40 anos atrás acontecia a chegada do homem a lua. E muitas pessoas ainda duvidam disso.

"Aqui os homens do planeta terra pisaram pela primeira vez na Lua. Julho de 1969. Viemos em paz, em nome de toda a humanidade).

Se eles caminharam pela lua ounão ou um dia vão caminhar e morar em Marte pouco importa, o que importa mesmo são os avanços tecnológicos que surgirame que irão surgir com essas expedições.

Não podemos aceitar é a ideia que aquilo foi produzido em um estúdio hollywoodiano, coisa de americanos que queriam iludir o mundo ou até mesmo pelo simples fato de tentar derrotar a extinta URSS na corrida espacial. Pensar dessa forma é uma grande idiotice de nossa parte. Os grande avanços que essas experiências nos trouxeram fizeram com que atingíssemos um alto grau de conhecimento nos mais diferentes ramos científicos, desde a cura de algumas doenças até o acelerador de partículas que iria tirar o planeta de sua órbita, lembram disso?

Os mesmo caras que duvidam da ciência acabam de alguma forma utilizando no seu cotidiano, são sempre os primeiros a adquirir produtos resultantes desse processos, desde que venham lhe trazer sensação conforto, luxo e segurança. Foi assim com os maravilhosos relógios digitais, com a injeção eletrônica, com os monitores de TVs de plasma, LCD's e muitas outros produtos. Todos frutos de avanços tecnológicos que serviram para colocar aeronaves no espaço. É preciso mais do que nunca avançar nas pesquisa científicas, deixem que eles construam estações espaciais, satélites, telescópios cada vez mais potentes, só assim avançamos.

Temos que torcer para surjam alternativas que venham minimizar os problemas ambientais e que essas sejam acessíveis a população mundial. Buscar o desenvolvimento sustentável é o grande mistério, as fontes de energia renováveis como a energia solar foram frutos das idas do homem ao espaço, porém não são muito acessíveis a grande maioria da população.

Deveria partir dos governantes estratégias de incentivo a sua utilização desses recursos. Um grande passo já está sendo dado com o surgimento das ecoviles, vilas ecológicas que aos poucos vão despertando o interesse das populações, embora que empreendimentos como esses sejam ainda muito caros por aqui, mas quem sabe daqui 2 horas ou semana que vêm isso não se tornará acessível a todos.

O que eu tenho a dizer é " Deixem os caras viajar! "