terça-feira, 8 de setembro de 2009

Cientistas Brasieleiros Utilizam Células Tronco no Tratamento de Efizema Pulmonar

Pesquisadores do interior de São Paulo divulgaram, nesta terça-feira, o resultado de mais uma pesquisa com células-tronco: aquelas que podem se transformar em qualquer tecido humano.

Elas foram usadas, com sucesso, no tratamento de uma doença que atinge os pulmões, o enfisema pulmonar.

As pesquisas foram realizadas no Instituto de Moléstias Cardiovasculares, em São José do Rio Preto, e na Universidade Estadual Paulista, em Assis.

Os primeiros resultados positivos apareceram em cobaias animais. Depois, o procedimento, considerado inédito, foi testado em três pessoas.

As células-tronco foram retiradas da medula óssea e injetadas em uma veia do braço. Os estudos mostraram que uma grande parte das células foi diretamente para os pulmões e o estado de saúde dos pacientes melhorou.

O BIOMA CERRADO TERÁ PLANO DE COMBATE AO DESMATAMENTO


O Ministério do Meio Ambiente planeja para esta semana o lançamento de um plano nacional de combate ao desmatamento no cerrado, semelhante ao que existe desde 2004 para a Amazônia. Entre as ações previstas está a criação de um sistema permanente de monitoramento do bioma via satélite, nos moldes do que já é feito desde 1988 pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) para a floresta amazônica.
Os dados serão cruciais para a elaboração de políticas públicas eficazes para o cerrado, que é o segundo maior bioma do País em extensão, mas costuma ser um dos últimos em prioridade de conservação. O mapeamento mais recente feito pelo ministério indica que quase 50% do cerrado já virou fumaça, com sua vegetação nativa substituída principalmente por pastagens e plantações, os dados levantados são assustadores, estima-se que a devastação chega a 1% ao ano, isso representa o dobro em relação a Florersta Amazônica.
Já era tempo de o cerrado receber uma atenção especial do governo federal. O bioma, que se estende do litoral do Maranhão até o norte do Paraná e o sul de Mato Grosso do Sul, cobre cerca de um quarto do território brasileiro. É o segundo maior bioma da América do Sul, depois da Amazônia, e a savana de maior biodiversidade do mundo - apesar de não ostentar os leões, guepardos, elefantes e outros grandes mamíferos das savanas africanas.
O cerrado destaca-se principalmente pela sua diversidade florística, com quase 12 mil espécies descritas de plantas, muitas delas com propriedades medicinais e milhares delas endêmicas - ou seja, que só existem no cerrado. É provável que muitas dessas espécies com distribuição geográfica mais restrita já tenham sido extintas pelas monoculturas de gado e grãos (como a soja) que tomaram conta de seu hábitat nas últimas décadas, segundo os biólogos.

No Brasil as atividades econômicas agropecuarias, aliadas ao crescimento da população fazem com que todos nossos ecossistemas sejam de alguma forma ameaçados, é preciso que se estabeleçam planos de desenvolvimento sustentável nessas regiões para evitar essas ameaças, afim de evitar tragédias futuras, como a desertificação, falta d´água, alterações climáticas, e a extinção em massa das nossas espécies.

Para aqueles que não lembram o que é um Bioma vai um breve conceito "BIOMA - grande ecossistema com uma vegetação caracteristica ou outro aspecto identificador de paisagem "