segunda-feira, 8 de novembro de 2010

A biodiversidade na Visão Darwiniana

A biodiversidade é a variação existente entre as espécies de animais, plantas, microorganismos e outros seres vivos, e também a variação dentro de cada espécie (diversidade genética) e nos ecossistemas, nos quais as espécies interagem entre si e com o ambiente. Para entender a ideia de biodiversidade é necessário estudar a teoria da evolução por seleção natural, proposta pelos naturalistas Charles Darwin e Alfred Russel Wallace, tema do livro "A origem das espécies", de 1859, escrito por Darwin.

A teoria da seleção natural define que cada espécie existente hoje no planeta passou pelo processo de seleção da natureza e está adaptada e equilibrada em seu habitat. A seleção natural é resultado da sobrevivência de indivíduos portadores das melhores variações em relação ao meio onde vivem. Essas variações são hereditárias e se acumulam na descendência, o que no decorrer das gerações pode ocasionar o surgimento de uma nova espécie.

A teoria da seleção natural é um ponto chave para se entender a biodiversidade, como defende Nélio Bizzo, biólogo e professor de Metodologia de Ensino de Ciências Biológicas da Universidade de São Paulo (USP): "sem uma teoria que conceba a evolução biológica é impossível compreender a diversidade biológica. A vida tem uma dinâmica própria que impõe mudanças a cada geração, e a evolução é uma consequência em larga escala dessa dinâmica em pequena escala".

Genética

A ciência hoje já desvendou algo que Darwin desconhecia: a razão pela qual ocorrem as variações genéticas. As mutações são variações espontâneas dos genes, que determinam novas características no organismo, úteis ou não. Caso sejam úteis, prevalecem e são transmitidas a seus descendentes, podendo gerar assim o aparecimento de novas espécies. O neodarwinismo ou teoria sintética da evolução une a proposta de Darwin com os estudos da Genética.

A genética também é uma aliada nas investigações de rotas de migração de indivíduos, como explica Fernandes: "Darwin não conhecia a fundo a genética, os gametas, as taxas de mutação, ou seja, toda a biologia molecular. Agora os cientistas tentam direcionar estudos de evolução usando o DNA mitocondrial, aquele que é herdado da mãe. Com isso consegue-se traçar rotas de migração e dispersão dos organismos, até mesmo do próprio ser humano que migrou, em algum momento, da África para o resto do mundo".

Extinção

Assim como explica o surgimento de novas espécies, a seleção natural também pressupõe a extinção natural de outras; tudo para garantir um equilíbrio ecológico. "As extinções locais e globais são fenômenos naturais, e ocorreram pelo menos cinco grandes extinções em massa nos últimos 545 milhões de anos. No entanto, o ritmo de extinções locais e globais está aumentando. É importante perceber que não se pode esperar acabar com as extinções, mas sim diminuir seu ritmo", diz Bizzo, biólogo da USP.

Para alertar sobre esse ritmo acelerado de extinção das espécies, a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou 2010 como o Ano Internacional da Biodiversidade e, no documento que traz o cenário da biodiversidade atual, aponta que a taxa de perda de espécies animais e vegetais hoje chega a cem vezes a de extinção natural. Além disso, cerca de 150 espécies são extintas todos os dias no mundo, a maioria pela ação humana. Para o professor Padial, um dos principais desafios da Biologia em relação à teoria da evolução de Darwin é entender como, e em qual velocidade, as espécies atuais sobreviverão frente às rápidas mudanças ambientais, como o aquecimento global, a poluição e a perda acelerada de áreas naturais.

"Até pouco tempo atrás, os pesquisadores acreditavam que processos evolutivos não ocorriam em um curto período de tempo. Assim, com as mudanças globais, a extinção era o destino mais provável da grande maioria de espécies", analisa o ecólogo André Padial. Entretanto, algumas delas podem se adaptar via seleção natural rapidamente, o que fará com que várias consigam sobreviver no futuro, quando explorarão o ambiente de uma forma diferente, possivelmente dando origem a espécies diferentes. "Muitas espécies mudarão sua área de distribuição atual, enquanto muitas outras, infelizmente, se extinguirão", conclui o pesquisador.

Atividade para o terceiro ano do ensino médio


1- Você concorda com a teoria de Charles Darwin? sim ou não? se a resposta for sim
pense em exemplos práticos do dia a dia que podem explicar esse processo onde alguns seres vivos são selecionados pelo ambiente. se a resposta for não justifique sua resposta utilizando argumentos(3) para defender sua ideia.

2- De acordo com o texto como Darwin explicaria essa vantagem da população humana em relação as outras espécies? O que nos coloca em vantagem em relação aos outros organismos? será que nós seres humanos somos melhores e os mais adaptados do planeta? quias são os motivos para que aconteça esse fenômeno?

3- Temos muitas espécie correndo risco de extinção. Você consegue imaginar o que poderá ocorrer daqui alguns anos (pense na cadeia alimentar, recursos naturais, etc), será que todos nós estaremos adaptados suficientemente para suportar os problemas ambientais que vem pela frente? Projete-se mentalmente para o futuro e analise o meio ambiente como um todo. depois relate quais seriam as saídas para enfrentar esse problema?

4- A sociedade em geral se intitula como sendo um ser racional, diferente dos outros seres vivos pela capacidade de pensar, agir e de se relacionar com os outros seres vivos. No ponto de vista evolutivo somos tão evoluídos como qualquer outras espécie que habitam o planeta pois sofremos as mesmas pressões do ambiente que vai selecionando os indivíduos deixando no ambiente somente os mais aptos. Você concorda com quais dos pontos de vistas ? justifique sua resposta.