terça-feira, 5 de agosto de 2014

Reprodução o Segredo da Vida

Uma das características que melhor distingue os seres vivos da matéria bruta é sua capacidade de se reproduzir. É através da reprodução que cada espécie garante sua sobrevivência, gerando novos indivíduos que substituem aqueles mortos por predadores, por doenças, ou mesmo por envelhecimento. Além disso, é através da reprodução que o indivíduo transmite suas características para seus descendentes. É ela que irá definir a capacidade dos organismos resistirem ou não as adversidades impostas pelo ambiente e o seu sucesso reprodutivo enquanto espécie.  A grande diversidade de seres vivos reflete-se nas formas de reprodução dos organismos, por isso pode-se encontrar inúmeros tipos de reprodução que são agrupados em duas categorias principais: a reprodução assexuada e a reprodução sexuada.

A reprodução assexuada, é um processo biológico através do qual o organismo produz uma cópia geneticamente igual a si, sem  a intervenção dos gametas. Os novos seres vivos podem nascer a partir de fragmentos do outro ser vivo, os indivíduos que surgem são geneticamente idênticos entre si, ela ocorre quando se forma clones a partir de um ser vivo,essa reprodução pode ocorrer pelo meio da mitose, bipartição e brotamento, na bipartição os indivíduos se dividem em dois. Esse processo é mais rápido que o sexuado mas dependem de condições ideais como: temperatura, pressão, luminosidade, umidade, disponibilidade de alimento entre outros. Neste tipo de reprodução não há troca de material genético. 

Reprodução Sexuada implica a combinação de materiais genéticos de indivíduos de sexo diferentes (macho e fêmea ), ou seja, para ocorrer esse tipo de reprodução são necessários os gametas do macho e da fêmea (espermatozoides e óvulos), o que não ocorre na reprodução assexuada.Gametas são células reprodutivas, que geralmente apresentam diferenças no tamanho das células, Os gametas masculinos são os espermatozoides e apresentam um tamanho menor em relação  aos gametas femininos que apresentam um tamanho maior e sendo chamados de óvulos.

Observação: Em alguns seres vivos a reprodução sexuada não necessita do contato entre o macho e a fêmea. É mais demorada que a assexuada pois depende dos ciclos de reprodução (fase em que o individuo feminino disponibiliza seu óvulo) e do desenvolvimento embrionário que pode levar dias ou anos dependendo da espécie, a vantagem que neste processo ocorre troca de material genético garantindo uma variabilidade genética maior em relação a reprodução assexuada.

                                             Tipos de fertilização
Fertilização ou fecundação é o encontro do gameta masculino com feminino, espermatozoide com o óvulo.
As fertilizações podem ser: Interna ou Externa.
  • Fertilização interna ocorre quando o espermatozoide encontra o óvulo dentro do corpo da fêmea, o encontro dos gametas ocorre dentro do corpo da fêmea. Exemplo ser humano.
  •  Fertilização externa ocorre quando os gametas se encontram fora do corpo da fêmea, ou seja, no ambiente. Exemplo alguns peixes, as fêmeas deixam seus ovos na água e os machos eliminam seus espermatozoides também na água, e o encontro dos gametas ocorre na água.


O corpo Humano em Evidência





O corpo humano é formado por um conjunto de tecidos, constituídos por células que apresentam um mesmo formato, mesmas funções e que ainda comunicam-se com os demais tecidos para garantir o seu funcionamento. Estes tecidos formam órgãos que desempenham atividades de acordo com o sistema a que eles pertencem. Na verdade não existe um sistema mais importante do que outro, eles apresentam uma relação de interdependência, ou seja, se algum sistema falhar ou deixar de desempenhar algumas de suas funções todos os outros serão prejudicados podendo inclusive levar o indivíduo a morte. Neste caso é de fundamental importância o cuidado com o corpo para que nenhum deles seja prejudicado, a ingestão de uma quantidade significativa de água, somados adoção de uma dieta equilibrada e diversificada e ainda algum tipo de atividade física e uma grande dose de oxigênio garantem o funcionamento da máquina na sua excelência.  

Abaixo listamos as funções básicas dos nutrientes em nosso organismos, é de fundamental importância conhecer a função de cada um deles para a conscientização e adoção de hábitos saudáveis, para garantir nossa presença vivos por um longo tempo  no meio ambiente.

  • Água: é a substância inorgânica fundamental para a nossa sobrevivência. É ela que irá garantir condições ideais para que aconteçam as reações químicas no interior das células, além de hidratar a pele e auxiliar na filtragem do plasma sanguíneo nos rins, eliminando assim as toxinas produzidas pelas células durante o metabolismo.


  • Alimentos: São fundamentais na dieta dos organismos heterotróficos, uma alimentação saudável é muito importante, afinal são através dos alimentos é que ingerimos a glicose para a produção de energia, os sais minerais que ajudam a regular o organismo, as vitaminas que irão prevenir as doenças além das outras substâncias orgânicas. Os alimentos apresentam diferentes concentrações das substâncias listadas acima, por esta razão devemos fazer um rodizio nos diferentes tipos de alimentos que estão a nossa disposição na natureza. Comer sempre as mesmas coisas podem gerar a falta de algum nutriente fazendo com que o corpo não funcione na sua plenitude.

  • Atividades Físicas: São importantes no fortalecimento dos músculos, além de eliminar gorduras em excesso armazenadas pelo organismo durante as nossas refeições. Alguns nutrientes conhecidos como energéticos quando em excesso acabam se transformam em glicogênio, formam aquela gordura localizada que muitas vezes se torna indesejável, o colesterol podem se acumular no interior dos vasos sanguíneos causando doenças cardiovasculares.


  • Oxigênio: Vital para a nossa vida aeróbica, juntamente com a água e a glicose ele desempenha a função energética, que garante o funcionamento das nossas células.


Atividade:
Sabendo que todas a refeições são importantes, nessa atividade quero que você monte um cardápio para o café da manhã, almoço e janta podendo ou não acrescentar refeições em outros intervalos, para um dia da semana. Dependendo dos tipos de alimentos incluídos na dieta (Proteínas, carboidratos ou Glicídios) verifique também se ele exigirá necessidade de fazer uma maior ou menor quantidade de exercícios neste dia, justificando a sua resposta.