segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Vantagens Ambientais

As chances de ocorrerem mutações genéticas adaptativas são ínfimas, mas quando isso acontece acaba trazendo vantagens ao organismos mutante, um belo exemplo disso são o mimetismo e a camuflagem.


Você sabe o que é mimetismo?
Antes de tudo, devemos entender as diferenças entre de mimetismo e camuflagem. Na camuflagem o animal tem a vantagem de se confundir com o ambiente, já no mimetismo, o animal assemelha-se a outro.

O mimetismo (mimesis = imitação) ocorre quando os animais de uma espécie se assemelham aos de outra espécie venenosa, não palatável (tem gosto ruim) ou perigosa para o predador.

Algumas borboletas, por exemplo, não têm gosto ruim, não eliminam substâncias irritantes nem venenosas, mas assemelham-se muito a outras borboletas que possuem essas defesas, imitando suas formas ou cores. É também o caso de insetos inofensivos que se assemelham a vespas que picam com o ferrão. Ou, ainda, de serpentes pouco peçonhentas, como a falsa-coral, semelhantes às espécies muito peçonhentas, como a coral-verdadeira.

Usando-se de mimetismo, o animal inofensivo é poupado, já que ele engana o predador que já teve experiências desagradáveis com o animal mimetizado e aprendeu a evitá-lo. Essa semelhança acontece por meio de um processo evolutivo, em que um animal inofensivo, que, por mutação, passa a assemelhar-se a outro que provoca danos ao predador. Esse tipo de mimetismo é chamado de mimetismo batesiano, em homenagem ao seu descobridor, o naturalista inglês Henry Bates (1825 - 1892).

Outro caso de mimetismo ocorre quando várias espécies, todas protegidas contra predadores por alguma defesa, como veneno ou gosto ruim, evoluem e passam a apresentar a mesma aparência. Com isso, uma espécie é beneficiada  pela experiência desagradável que o predador teve com outra espécie. Esse fenômeno foi descrito pelo zoólogo alemão Fritz Müller (1831 - 1897) e é chamado de mimetismo mülleriano.

Exemplos de mimetismo

Borboleta-coruja
Borboleta-coruja (Caligo brasiliensis)
Mimetismo entre borboletas
Mimetismo entre borboletas

Falsa-coral
Falsa-coral