quarta-feira, 6 de maio de 2009

Aumenta a procura por vacinas contra a febre amarela no estado do RS

O que é febre amarela?
A febre amarela é uma doença grave causada por um virus, de alta letalidade e pode ser evitada com uma dose de vacina eficaz, que protege durante 10 anos, devendo ser aplicada 10 dias antes da viagem.

Nos últimos anos tem ocorrido surto de febre amarela silvestre e a ocorrência de epizootias (mortes de macacos) em algumas áreas do Brasil, inclusive em áreas de ecoturismo, e isto tem preocupado as autoridades sanitárias brasileiras quanto à sua expansão para todo o território, já que desde 1942 não tivemos mais ocorrência de febre amarela urbana.
Vacina contra febre amarela
A vacinação contra febre amarela tem sido uma exigência para os viajantes que se deslocam para áreas infectadas pelo Aedes aegypti e pode evitar essa grave doença. Uma pessoa somente estará imunizada contra febre amarela, se vacinada no prazo mínimo de 10 dias antes da viagem, no caso de primeira vacinação. Pessoas já vacinadas precisam apenas de um reforço e a imunidade ,é considerada imediata , a Vacina gratuita e distribuída à postos de saúde onde há ocorrência da doença demais regiões verificar postos de vacinação do seu município.

Um comentário: