terça-feira, 5 de agosto de 2014

Reprodução o Segredo da Vida

Uma das características que melhor distingue os seres vivos da matéria bruta é sua capacidade de se reproduzir. É através da reprodução que cada espécie garante sua sobrevivência, gerando novos indivíduos que substituem aqueles mortos por predadores, por doenças, ou mesmo por envelhecimento. Além disso, é através da reprodução que o indivíduo transmite suas características para seus descendentes. É ela que irá definir a capacidade dos organismos resistirem ou não as adversidades impostas pelo ambiente e o seu sucesso reprodutivo enquanto espécie.  A grande diversidade de seres vivos reflete-se nas formas de reprodução dos organismos, por isso pode-se encontrar inúmeros tipos de reprodução que são agrupados em duas categorias principais: a reprodução assexuada e a reprodução sexuada.

A reprodução assexuada, é um processo biológico através do qual o organismo produz uma cópia geneticamente igual a si, sem  a intervenção dos gametas. Os novos seres vivos podem nascer a partir de fragmentos do outro ser vivo, os indivíduos que surgem são geneticamente idênticos entre si, ela ocorre quando se forma clones a partir de um ser vivo,essa reprodução pode ocorrer pelo meio da mitose, bipartição e brotamento, na bipartição os indivíduos se dividem em dois. Esse processo é mais rápido que o sexuado mas dependem de condições ideais como: temperatura, pressão, luminosidade, umidade, disponibilidade de alimento entre outros. Neste tipo de reprodução não há troca de material genético. 

Reprodução Sexuada implica a combinação de materiais genéticos de indivíduos de sexo diferentes (macho e fêmea ), ou seja, para ocorrer esse tipo de reprodução são necessários os gametas do macho e da fêmea (espermatozoides e óvulos), o que não ocorre na reprodução assexuada.Gametas são células reprodutivas, que geralmente apresentam diferenças no tamanho das células, Os gametas masculinos são os espermatozoides e apresentam um tamanho menor em relação  aos gametas femininos que apresentam um tamanho maior e sendo chamados de óvulos.

Observação: Em alguns seres vivos a reprodução sexuada não necessita do contato entre o macho e a fêmea. É mais demorada que a assexuada pois depende dos ciclos de reprodução (fase em que o individuo feminino disponibiliza seu óvulo) e do desenvolvimento embrionário que pode levar dias ou anos dependendo da espécie, a vantagem que neste processo ocorre troca de material genético garantindo uma variabilidade genética maior em relação a reprodução assexuada.

                                             Tipos de fertilização
Fertilização ou fecundação é o encontro do gameta masculino com feminino, espermatozoide com o óvulo.
As fertilizações podem ser: Interna ou Externa.
  • Fertilização interna ocorre quando o espermatozoide encontra o óvulo dentro do corpo da fêmea, o encontro dos gametas ocorre dentro do corpo da fêmea. Exemplo ser humano.
  •  Fertilização externa ocorre quando os gametas se encontram fora do corpo da fêmea, ou seja, no ambiente. Exemplo alguns peixes, as fêmeas deixam seus ovos na água e os machos eliminam seus espermatozoides também na água, e o encontro dos gametas ocorre na água.


Nenhum comentário:

Postar um comentário